Make your own free website on Tripod.com

II Copa do Mundo da FIFA - 1934

Edmund Conen
Home

conen.jpg

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Edmund_Conen

Edmund Conen (10 de Novembro de 1914 em Ürzig— 5 de Março de 1990 em Wuppertaler) foi um jogador alemão de futebol.

Conen jogou entre outros pelo 1. FC Saarbrücken, Stuttgarter Kickers, FC Mulhouse, Pommern and HSV Groß Born. Transferido para o Werder Bremen em 1934, desde que Conen disse à Deutsche Fußball Bund, que iria ajudar o Werder à investir em novos jogadores. Naquela época o futebol ainda era amador na Alemanha e os pagamentos à jogadores não eram permitidos.

Com quatro gols na Copa do Mundo de 1934 na Itália, ele foi o segundo maior marcador do torneio juntamente com Angelo Schiavio of Itália, atrás de Oldřich Nejedlý da Tchecoslováquia.

Ele jogou entre 1934 e 1942 em 28 partidas internacionais pela Alemanha e marcou 27 gols.

Com apenas 19 anos, o jovem alemão Conen causou um impacto na segunda Copa do Mundo com seus três gols no primeiro jogo do campeonato contra a Bélgica em 27 de Maio. O jogo estava empatado em 2 a 2 antes dele marcar três vezes em 17 minutos e levar os alemães à vitória por 5 a 2 em Florença. Marca só igualada por Gerd Müller em 1970 contra o Peru. Ele ajudou quando os alemães conquistaram o terceiro lugar contra a Áustria.

Dois anos depois com 21 anos, a carreira de Conen foi interrompida por uma doença cardíaca. Isto o afastou dos gramados por três anos e meio. Conen era corajoso e batalhou muito, retornando ao time em 25 de Junho de 1939. Neste dia em Copenhagen contra a Dinamarca, Conen fez uma volta perfeita, com um gol na vitória de 2 a 0. Durante a II Guerra Mundial em 1942, ele jogou seu último jogo internacional. A Alemanha venceu a Hungria por 5 a 3 em Budapeste . Conen e o jovem Fritz Walter brilharam na equipe de Sepp Herberger.

Após o fim da Guerra Conen trabalhou como técnico, em meados dos anos 50 pelo Wuppertaler SV no nordeste do país. Conen morreu na primavera de 1990, apenas meses antes da Alemanha Ocidental vencer seu terceiro Campeonato Mundial.

Volta a página principal